UERJ
Logo IEFD

Conselho DepartamentalHistoricoLaboratorios
Graduação

Pós-Graduação

Extensão

Departamentos

Administrativamente, o Departamento compreende o seu Corpo Deliberativo, composto por todos os seus docentes e pela representação estudantil, dirigidos por um chefe e um sub-chefe.

A designação do departamento deverá exprimir a área específica do conhecimento abrangida pelas suas disciplinas.

O Instituto de Educação Física e Desportos da UERJ é composto pelos seguintes Departamentos:

  • Departamento de Desportos Coletivos

O DESCO tem em seu corpo docente 7 (sete) professores, sendo  2 (dois) Doutores, 1 (um) Mestre e 4 (quatro) Especialistas.

Concentram-se basicamente as disciplinas: Handebol e Metodologia do  Ensino do Handebol; Basquete e Metodologia do Ensino do Basquete; Futebol e Metodologia do Ensino do Futebol; Futebol de Salão e  Metodologia do Ensino do Futebol de Salão; Voleibol e Metodologia do Ensino do Voleibol; Aprofundamento I e II; estágio Curricular; Seminário de Monografia I e II; Práticas Metodológicas do Desporto Coletivo; Didática de Educação Física; Currículo e Projeto na Educação Física.

  • Departamento de Desportos Individuais

O DESIN tem em seu corpo docente 8 (oito) professores, sendo 3 (três) Doutores, 2 (dois) Mestres e 3 (três) Especialistas.

Concentram-se basicamente as disciplinas: Ginástica Olímpica e Metodologia do Ensino da Ginástica Olímpica;  Judô e Metodologia do Ensino do Judô; Peso e Halteres e Metodologia do Ensino de Peso e Halteres; Atletismo e Metodologia do Ensino em Atletismo; Natação e Metodologia do Ensino de Natação; Aprofundamento I e II; Estágio Curricular; Seminário I e II; Teoria do Desporto Individual; Práticas Metodológicas do Desporto Individual I, II, III, IV e V; Políticas Públicas em Educação Física. 

  • Departamento de Ginástica 
  • O DEGIN tem em seu corpo docente 9 (nove) professores, sendo 2 (dois) Doutores, 1(um) mestre e 3 (três) Especialistas.

Concentram-se basicamente as disciplinas; Ginástica I e II, Genética Rítmica Desportiva; Metodologia de Ginástica Rítmica Desportiva; Metodologia do Ensino de Ginástica Rítmica Desportiva; Rítmica; Metodologia do Ensino de Ginástica Rítmica; Educação Física e Educação Especial; Estágio Curricular; Seminário de Monografia I e II; Ginástica Geral e Analítica I e II; Dança na Educação Física; Fundamentos Básicos da Educação Física Escolar.

  • Departamento de Ciências da Atividade Física

O DCAF tem em seu corpo docente 13 (treze) professores, sendo 5  (cinco) Doutores, 5 (cinco) Mestres e 3 (tres) Especialistas.

Concentram-se basicamente as disciplinas; Desenvolvimento Motor Aplicado a Educação Física; Aprendizagem Motora Aplicada a Educação Física; Bases Epistemológicas e Axiológicas da Educação Física; estudos do Lazer na Atividade Física; Fisiologia do Exercício; Organização e Gestão e Marketing na Educação Física; Educação Física Escolar e Infantil; Ética e Bioética na Educação Física; Ciantopometria na Educação Física.