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Laboratório de Programa de Culturas Populares e Folclore


Apresentação
Objetivos
Estrutura
Contato

O Laboratório de Programa de Culturas Populares e Folclore (LCPF) constitui um pólo de concentração e integração, onde realizam-se estudos e vivências das artes corporais populares e das práticas cotidianas das classes populares na expectativa de criar um espaço para reflexão permanente e sistemática da Cultura Popular. Aliado a este processo de busca da melhor compreensão do Folclore e da Cultura Popular, temos a intenção de reunir subsídios para a atualização da disciplina Educação Física, Folclore e Cultura Popular do IEFD/UERJ e, sobretudo, contribuir com as comunidades parceiras aproximando a Universidade das demandas da sociedade.

Trata-se de um Programa que trabalha ao mesmo tempo com a reflexão e a intervenção. Articular, portanto, esses processos, constitui o grande desafio deste Laboratório.

Histórico

A trajetória empreendida pela disciplina Educação Física, Folclore e Cultura Popular, embrião do LCPF, no entanto, começa bem antes de sua adoção como disciplina regular do curso de Licenciatura Plena em Educação Física do IEFD/UERJ. A sua criação e o conjunto de reflexões ensejados pela sua existência são o embrião do Laboratório de Programa de Culturas Populares e Folclore, que na verdade é um decurso de uma produção acadêmica fundamental, onde começam a ser reunidos os aspectos centrais das idéias veiculadas pelo LCPF.

O longo trabalho desenvolvido pela Profª. Maria José Alves da Silva Oliveira, titular da cadeira desde sua criação no Colégio de Aplicação da UERJ, no ano de 1968, tornou possível uma compreensão e o desenvolvimento de metodologias específicas que vêm sendo adotadas ao longo destes anos. Um dos desdobramentos destas reflexões deu-se através de uma Tese de Mestrado em Educação Física e Cultura, intitulada "Folclore e Cultura Popular na Formação do Profissional de Educação Física: Os sentidos e os significados do Carnaval", do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Gama Filho.

Metodologia

Buscamos através de nossas ações valorizar o conhecimento, as crenças e os costumes tão significativos para o agir humano, sentidos e significados. A metodologia deste projeto pauta-se numa orientação de caráter etnográfico, privilegiando uma abordagem qualitativa, inscrevendo-se no campo da análise do conteúdo.A partir da compreensão de que a formação do profissional de Educação Física deve ter necessariamente uma formação humanista, forjando um perfil generalista para o professor, onde a crítica do conhecimento, a reflexão constante, torna-o um agente participante e consciente da sociedade em que vive, comprometido com o processo de formação e consolidação da cidadania, o IEFD/UERJ investiu numa grade curricular que privilegiasse tais aspectos na formação de seus alunos. A aliança legítima entre teoria e prática é o elemento central desta proposta inovadora de fazer e pensar o conhecimento, rompendo com a tradicional hierarquia entre o saber acadêmico e o saber popular, estabelecendo um nível de eqüidistância entre estas duas formas de produção de saberes.

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