UERJ
Logo IEFD

Conselho DepartamentalHistoricoDepartamentosLaboratorios
Graduação

Pós-Graduação

Extensão

Semana do Folclore
da UERJ


Apresentação
Objetivos
Estrutura
Contato

18 a 22 de agosto de 2003
Sala de Folclore do IEFD/UERJ - 9111 (Bl. F) / Hall dos Elevadores - Térreo

22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE

Mais que uma celebração, o Dia do Folclore, que se comemora no dia 22 de agosto, é a teoria que se procura vivenciar na prática quotidiana do futuro profissional de Educação Física do IEFD/DCAF/LCPF.

Na Semana do Folclore, que comemoraremos de 18 a 22 de agosto, buscaremos consolidar um ideal de arte, estruturando-o metodologicamente na intenção de manter viva e de preservar a multiplicidade das raízes da cultura brasileira. Nossa programação abordará diferentes manifestações folclóricas, como o Maracatu, oficinas de Capoeira, Jongo, Coco, Artesanato, Teatro Popular e Música como resultado de estudos, pesquisas e vivências de artes corporais populares que integram a disciplina Educação Física, Folclore e Cultura Popular do IEFD/DCAF/LCPF/UERJ.

Dentre as diversas manifestações da Cultura Popular que vimos realizando ao longo destes anos, o Maracatu merece especial destaque. Símbolo de resistência dos negros de Angola à dominação portuguesa e, conseqüentemente, à escravidão, os movimentos da dança lembram o ato de remar, remar rumo à liberdade perdida. O Maracatu, além de representar o encontro de culturas distintas (branco/índio/negro), criando novas linguagens, remete, também, à alegria de celebrar a vida. Por sua vez, a Capoeira instrumentalizou a vida dos negros, contribuindo decisivamente para a formação de uma cultura popular brasileira.

A Capoeira possui uma multiplicidade de facetas, tais como luta, jogo, terapia, amizade, dança, brincadeiras, que norteiam a paixão e a atitude dos seus praticantes. Nas atividades em comemoração do Dia do Folclore não poderia faltar a participação especial da Abadá-Capoeira, entidade que tem à sua frente José Tadeu Carneiro Cardoso, Mestre Camisa, um dos mais renomados capoeiristas do Brasil, criador e incentivador dos Jogos Mundiais de Capoeira, congresso internacional que reúne os amantes da arte. Um dos objetivos da Abadá-Capoeira consiste em difundir a cultura brasileira, transformando e preservando valores, integrando as diversas classes sociais, possibilitando, com isso, o resgate da noção de cidadania nos seus participantes. A utilização da capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural contribui para a profissionalização do capoeirista, ao tempo que resgata o valor do Mestre de Capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivência. Para a Abadá, a capoeira é uma arte ancestral, expressão viva da liberdade de um povo.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO FOLCLORE
LCPF - IEFD / DCAF

Segunda-feira dia 18
*Sala de Folclore
09:00 às 10:20h - Apresentação de estudos e pesquisas sobre Áreas Formadoras - Mineração 10:20 às 12:00h - Visitação à Sala de Folclore com oficinas de Teatro Popular e Artesanato. 12:30 às 14:00h - Maracatu (ensaio aberto)
14:00 às 16:00h - Visitação à Sala de Folclore com oficinas de Teatro Popular e Artesanato.

Terça-feira dia 19
*Sala de Folclore
10:30 às 13:00h - Visitação à Sala de Folclore com oficinas de Artesanato, Capoeira, Jongo e Coco.
12:00 às 13:30h - Capoeira e Jongo
14:00 às 16:00h - Visitação à Sala de Folclore com oficinas de Artesanato, Capoeira, Jongo e Coco.

Quarta-feira dia 20
*Sala de Folclore
09:00 às 10:20h - Apresentação de estudos e pesquisas sobre Áreas Formadoras - Pastoril *Auditório 91(Bloco F - 9º andar)
10:00 às 11:00h - Mesa-redonda: A Capoeira no mundo (Participação de Mestre Camisa, professores da UERJ e universitários de diversos países)
*Hall dos Elevadores - Térreo
11:30 às 12:00h - Roda de Capoeira - Vivência com Mestre Camisa
12:30 às 14:00h - Apresentação musical e Maracatu da UERJ.

Quinta-feira dia 21
*Sala de Folclore
10:30 às 13:00h - Visitação à Sala de Folclore com oficinas de Artesanato, Capoeira, Jongo e Coco.
12:00 às 13:30h - Capoeira e Jongo
14:00 às 16:00h - Visitação à Sala de Folclore com oficinas de Artesanato, Capoeira, Jongo e Coco.

Sexta-feira dia 22
Encerramento.

[ Topo ]