logo IEFD Instituto de Educação Física e Desportos logo UERJ

IEFD

Conhecendo um pouco o instituto...

Origem

O Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da UERJ tem origem no Centro de Desportos da Universidade do Estado da Guanabara (CDUEG), instituído em 19 de novembro de 1970 através do ato executivo 324, com a finalidade de implantar a chamada “ginástica obrigatória” para o ensino superior, conforme determinação do Decreto-Lei 705/69.

quadra multi uso

A criação do IEFD se efetivou em 10/06/1974 por meio da Resolução 425/74 do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (CSEPE) da UERJ, estabelecendo o curso de Licenciatura em Educação Física, iniciado no segundo semestre de 1974, e seu reconhecimento pelo Decreto Lei nº 82.255 de 14/09/1978 do Conselho Federal de Educação, com base no Parecer 209/78 do Conselho Estadual de Educação. De 1978 a 1981 foram implantados os cursos de técnica desportiva em atletismo, basquetebol, dança, futebol de campo e voleibol.

Inicio da Pós-Graduação

A partir de 1986 foram criados os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização), em atletismo, futebol de campo e voleibol, que ocorreram por cinco anos. De 1992 a 2003 o IEFD ofereceu o Curso de Pós-Graduação Strictu Sensu no nível de Mestrado com duas linhas de pesquisa, a saber: Desporto para crianças e jovens e Desporto de alto rendimento.

quadra multi uso

Em 2014 foi criado o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da UERJ (PPGCEE - UERJ), pela deliberação nº 22/2014, e aprovado pela CAPES em novembro de 2014 (Nota 4), oferecendo o Curso de Mestrado Acadêmico e o Curso de Doutorado, direcionados a portadores de diploma de graduação e de mestrado em Educação Física e em áreas afins, respectivamente. Quando o IEFD foi criado, estava em vigor em todo o país a concepção de currículo mínimo que, no caso da Educação Física, obedecia às determinações da Resolução 09/69 do CFE.

Encontro Nacional

Em 1977, o IEFD/UERJ sediou e organizou o encontro nacional que teve como tema central a questão do currículo das Escolas Superiores de Educação Física. Este encontro pioneiro gerou desdobramentos, em Florianópolis (1981) e em Curitiba (1983). Em 1984, em Belo Horizonte, consolidaram-se decisões dos encontros anteriores.

Equipe de ginástica IEFD

Modificações

O curso de Educação Física da UERJ, desde a sua criação em 1974, vem sofrendo algumas modificações, limitadas, principalmente, à expansão do corpo docente e reestruturação física, porém as modificações na sua matriz disciplinar foram pequenas. As modificações que ocorreram se deram por força de adequações da legislação, como exemplo, pode-se citar o Parecer 215/87 que tratava da reestruturação curricular dos cursos de graduação em Educação Física. Mesmo não sendo seu objetivo, esse parecer (215/87) promove, em âmbito nacional, a reflexão e a crítica ao perfil do profissional de Educação Física, acarretando implicações sociais na atuação dos docentes. Este cenário é o de revisão de referenciais, e não só na Educação Física brasileira. O final da década de 1970 e a década de 1980 é um período tido pelos profissionais e estudiosos, como de reflexão e de busca por uma identidade para Educação Física. O IEFD vem, desde então, formando graduados em Educação Física para a atuação tanto em áreas previstas para a Licenciatura como para o Bacharelado, com uma matriz curricular estruturada para tal.

Diretrizes

Com base no Parecer 009/2001 e Resolução 001/2002 do CNE/CP e no Parecer 0058/2004 e Resolução 07/2004 do CNE/CES, que instituíram, respectivamente, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da educação básica em nível superior, curso de Licenciatura de graduação plena e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Educação Física em Nível Superior, o IEFD promoveu a reforma do currículo do Curso de Licenciatura, Deliberação UERJ nº 055/2006, aprovada em 15/09/2006 pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (CSEPE) e alterada pela Deliberação UERJ 023/2010 aprovada pelo CSEPE em 06 de agosto de 2010, e criou em 17/01/2008, pela Deliberação UERJ 001/2008, o Curso de Bacharelado, aprovado para funcionar a partir do primeiro semestre de 2008; sendo este mesmo Curso reformulado pela Deliberação UERJ 0039/2011, em 01/12/2011, em atendimento à legislação vigente. Ambos os cursos oferecem além das atividades de ensino, programas e projetos de extensão e de pesquisa/iniciação científica, fundados numa abordagem humanística, buscando desenvolver no aluno criatividade, capacidade de reflexão crítica, atitudes e valores orientados para a cidadania, contribuindo para o enfrentamento das transformações na sociedade e, mais especificamente, no mercado de trabalho e no exercício da profissão, em acordo, com as competências e habilidades de cada formação.

Os cursos de graduação, de Licenciatura emEducação Física e de Bacharelado em Educação Física exigem, um projeto pedagógico próprio, visto que ganharam integralidade e terminalidade própria.